Por Fabrício Tavares / 2013-08-28

Podcast


Vez ou outra, quando comento com amigos sobre algo que ouvi em algum podcast, a reação é quase sempre a mesma: "que que é isso? Podcast?!oO?"

O que é, afinal?

Podcasts são programas de áudio, frequentemente episódicos, distribuídos em formato mp3. Existem podcasts sobre os mais diversos assuntos, que variam tanto em "densidade" do conteúdo abordado, quanto em tempo; é comum encontrar podcasts de 2min à 2h. Quer aprender francês? Tem. Design? Tem também. Quer saber sobre baratas? Yep.

Se quiser saber um pouco mais, confere na Wikipedia: Podcast e Podcasting.

O que ouvir

Acredito que o tempo que gastamos em deslocamento, seja dentro de carro, ônibus ou a pé, deve ser melhor aproveitado. Alguns gostam de ouvir música no rádio, outros aproveitam pra ler (dor de cabeça, alguém?) ou cochilar. Eu não vejo forma melhor de valorizar essas horas do que ouvindo algum programa interessante, aprendendo algo novo, ou simplesmente dando risada.

Ao longo do tempo fui descobrindo novos programas e abandonando outros tantos. Atualmente consigo preencher todo o tempo que gasto dentro do carro ouvindo à algum episódio. Abaixo segue a lista dos que, por enquanto, estão na estante (em ordem alfabética).

Como acompanhar

É difícil, pra não dizer impossível, acompanhar tantos programas simplesmente acessando os sites, verificando se tem algo novo, e fazendo os downloads dos episódios. Então é comum a utilização de algum aplicativo, para celular ou PC, que faça a gestão dos podcasts. Quando tem algo novo, o aplicativo avisa e, dependendo da configuração, faz o download automaticamente.

Ainda não estou satisfeito com o que tenho usado, mas atualmente uso o Podkicker (Android) e o RSSRadio (iOS) — o padrão da Apple para iPhone e iPod Touch, o "Podcasts", trava demais.


Ouve algum podcast bacana, que não está na minha lista? Qual?

Ah, se souber de aplicativos melhores do que os que eu citei, dá a dica!


comments powered by Disqus