Por Fabrício Tavares / 2013-09-04

Meetup - Visualização de Dados e d3.js


Ontem, 3 de setembro de 2013, aconteceu o primeiro meetup sobre d3.js de Belo Horizonte (do Brasil?) e contou com a presença de onze pessoas. Fiquei bem satisfeito. Apesar do foco ser d3.js, o objetivo do meetup foi reunir pessoas interessadas no lado mais técnico de visualização de dados.

Foi bacana ver pessoas com formações diferentes interessadas no tema — algumas já trabalhando na área, outras querendo começar a trilhar esse caminho. Acredito que demos um pequeno passo para a construção de uma comunidade de visualização de dados no país.

Mas afinal, o que é um meetup?

Um meetup é um encontro local, organizado pelos participantes, que pode ter qualquer tópico como tema, onde um dos objetivos é compartilhar conhecimento.

Participar de um meetup permite que se conheça, face a face, outras pessoas que tem interesses em comum. Foge um pouco da "frieza" de fóruns e grupos de discussão, além de permitir uma informalidade maior.

E agora?

Visualização de dados não é um campo novo ou "moderno". No século XVIII William Playfair já criava visualizações.

Playfair Time Series


Nos últimos três/quatro anos, entretanto, houve um crescimento exponencial na visibilidade e no número de pessoas dedicando ao estudo e à prática da criação de "gráficos bonitos". Explodiu a quantidade de material disponível sobre o tema: de posts em blogs à livros publicados.

Em português? Praticamente nada.

O meetup é um bom ponto de partida para começar a movimentar um campo que, até o momento, anda meio desconhecido de brasileiros que, no fundo, "precisam" de visualização de dados no dia a dia.

Espero poder contribuir, juntamente com os demais participantes do meetup d3js-BH, com o crescimento do uso de técnicas, conceitos e ferramentas que auxiliem a retirada de informação dessa massa cada vez maior de dados.

Tem interesse em participar? Confere lá a data do próximo encontro!


comments powered by Disqus